top of page

            A presente reflexão crítica faz parte da avaliação final da unidade curricular metodologia da investigação I que integra o currículo do curso de Mestrado em Tecnologias Digitais da Universidade de Lisboa/Instituto de Educação.

            Esta unidade curricular foi de extrema importância para esse mestrado porque nos prepara para a escrita do produto final a ser avaliado no final desse curso e nos direciona para os métodos da pesquisa científica.

            Os conteúdos foram alocados em um site aberto, o que facilitou o acesso a todo instante aos textos a serem lidos. A organização dos conteúdos esteve ótima contribuindo para a minha aprendizagem. A pratica se relacionando totalmente com as teorias abordadas nesse mestrado é de extrema valia para os alunos.

            Mais uma vez, conforme disse no outro relatório de currículo e tecnologias, a presença ativa e a proximidade do professor foram essenciais para garantir um bom aproveitamento da unidade.           

            Quanto ao meu aprendizado, a construção de um APA (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) foi uma boa experiência, embora, devido ao acúmulo de tarefas tive que retirar do meu APA uma aba que sintetizava as aulas síncronas que tivemos. Porém as sínteses dos textos,  a interação com os ambientes pessoais dos colegas , e as pesquisas sobressalentes que considerei necessário foram inseridas no meu APA.   

            A atividade de grupo, como sempre é um desafio, mas fluiu bem. Nessa avaliação pude construir junto com os colegas um pré projeto de pesquisa com um tema direcionado pelo professor.

            No módulo 1o aprendizado relacionado ao problema de pesquisa foi bem assimilado , assim como a natureza da investigação , os paradigmas e os objetivos de uma investigação. Compreendi que o objeto de estudo precisa estar bem delimitado e que devemos utilizar estabelecer uma relação entre duas ou mais variáveis., que ele não deve ser ambíguo , sempre deve ser apresentado em forma de uma pergunta . Dever ser testado de forma empírica, ou seja, através de experiências.  (Tuckman, 2002,p.37).

No modulo 2 – As questões de ética na pesquisa foram assuntos aprofundados , assim como os paradigmas da investigação que podem ser positivista , interpretativos ou crítico. Conhecemos também o código de conduta da Universidade de Lisboa o que a instituição valoriza, respeita e espera dos estudantes.

No módulo 3 – Falamos sobre os instrumentos de recolha e análise dos dados de uma investigação. Essa parte foi muito útil para mim já que fiquei com a parte de analise de dados no trabalho de grupo.  Nesse módulo também conhecemos mais de perto o Mendeley que foi apresentado de forma detalhada pelo professor em aula síncrona. Essa ferramenta é um gerenciador de referencia gratuito desenvolvido pela Elsevier que pode ajudar acadêmicos a sistematizarem suas referências. Ele existe na versão on line e desktop.

Gostaria de ter lido mais textos, pretendo fazer ainda até o inicio do próximo semestre.

 

Tuckman. (2002).  A Selecção do Problema. In Manual de Investigação em Educação (pp. 37–57)

bottom of page